quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PIBID PEDAGOGIA - Educação Básica e Universidade: Integrando Saberes e Fazeres na Formação e Atuação Docente

A proposta do PIBID na Pedagogia tem como objetivo integrar saberes e fazeres docentes entre Educação Básica e Universidade, especialmente no que se refere à alfabetização e ao letramento de crianças.  O aporte teórico deste projeto respalda-se principalmente em Vygotsky quanto à prática pedagógica, Smolka no que tange aos processos e métodos de alfabetização e em Magda Soares, para os processos de letramento. Pretende-se envolver aproximadamente 20 licenciandos de Pedagogia, professores alfabetizadores de duas escolas públicas estaduais de Educação Básica de Blumenau de Tempo Integral e alunos em fase de alfabetização. Espera-se refletir acerca das concepções dos licenciandos e professores alfabetizadores em relação à alfabetização e ao letramento no intuito de promoverem a mediação entre conhecimentos cotidianos e científicos ao desenvolverem atividades pedagógico-didáticas  com seus alunos.
Em suma, busca-se uma parceria entre Educação Básica e Universidade na Formação Inicial e Continuada de professores ressignificando os saberes e fazeres docentes acerca dos processos e métodos de alfabetização e de letramento. A parceria entre universidade e comunidade escolar é uma possibilidade substancial para que os professores aprendam de maneira significativa seu ofício docente e avancem para uma proposta pedagógica que vise alfabetizar letrando. Romper com propostas pedagógicas tradicionais na construção da leitura e da escrita ainda é um grande desafio, pois apesar das várias interferências recentes no processo de alfabetização e letramento, Soares (2003) destaca que a prática escolar mais comum nas escolas brasileiras ainda se apóia nas cartilhas tradicionais.  
Justifica-se esta formação/atuação mais específica ao professor alfabetizador por entender, a partir das ideias de Cagliari (1989), que  a competência pedagógica e técnica do professor alfabetizador se baseia em sólidos e profundos conhecimentos de linguística e dos sistemas de escrita. Hoje, não só existem analfabetos no país, como também pessoas que foram mal alfabetizadas, e outras que estão alfabetizadas, mas não são letradas. Além disso, nenhum método educacional garante bons resultados sempre e em qualquer lugar: isso só se obtém com a postura crítica-reflexiva do professor. Portanto, compreende-se que este projeto de abrangência local e de caráter indissociável entre ensino, pesquisa  e extensão, envolvendo a universidade e a escola na formação e atuação docente, abre possibilidades de troca e de melhoria dos processos de ensinar e de aprender dentro de um contexto educacional contemporâneo cada vez mais complexo e desafiante.

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