quinta-feira, 24 de maio de 2012

Escola de Educação Júlia Lopes de Almeida
Turma: 3º Ano
Professora: Marilu
Pibidianas: Simone e Talita
Data de Intervenção: 19/04
Projeto: 

                                              Animais e a diversidade: vamos estudá-los?

No decorrer do projeto intitulado “Animais e a diversidade: vamos estudá-los?” retomamos com o grupo a reflexão sobre a variedade de animais existentes em nosso planeta, cada qual com suas especificidades e características. Questionamos-os como a ciência estuda estes animais? Eles podem ser divididos? Como pode ser esta divisão?
A partir do diálogo com as crianças e do cartaz com figuras de diferentes animais, produzidos na aula anterior, iniciamos uma conversa com intuito de sondar os conhecimentos prévios dos alunos, estes foram dando suas opiniões de como os animais poderiam ser divididos para serem melhor estudá-los. Iniciamos então a construção do conceito de animal vertebrado e invertebrado, a partir da fala de um aluno, que comentou que a minhoca e o passarinho são diferentes, porque a minhoca é mole.“Por que a minhoca é mole?” “O que o passarinho tem que a minhoca não tem?” 
Os alunos foram conversando, e responderam que a minhoca não tem esqueleto. Explicamos então que os animais podem ser divididos em animais vertebrados e invertebrados. Vertebrados, são os animais que não possuem coluna vertebral e invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral como eixo de sustentação. Explicamos que no grupo dos invertebrados há animais que têm esqueleto externo, outros que têm esqueleto interno e outros que não têm esqueleto. Esse grupo não tem coluna vertebral, isso não significa que não tenha esqueleto.
Questionamos os alunos, mas afinal o que a coluna vertebral?  A partir de uma apresentação de slides, vizualimos nossa coluna e dialogamos para que serve nossa coluna. Tocamos nossa coluna e a de nossos colegas. Com a resposta das crianças que a coluna serve para dar sustenção ao nosso corpo, mostramos figuras do corpo de alguns animais, para identificar se tinham coluna vertebral destes animais ou não.
Com a imagem do corpo dos animais foi mais fácil compreender a função de nossa coluna e classificar os animais. Retomamos o cartaz inicial, dividindo os animais em vertebrados e invertebrados. Apresentamos também um vídeo explicativo sobre as características dos animais vertebrados e invertebrados.
Para finalizar nossa aula, propomos o jogo da batata-quente, mas de forma diferenciada. Os alunos sentaram-se em roda, e a música tocava, ao parar da música, cada aluno tinha que retirar a figura de um animal da caixa e defini-lo como animal vertebrado e invertebrados e colocá-lo no cartaz adequado.

Objetivos da aula:

* Observar e comparar diversos animais;
*  Diferenciar animais vertebrados e invertebrados;
*  Compreender a função da coluna vertebral em nosso corpo e dos animais;
*  Identificar características dos animais vertebrados;
*  Identificar características dos animais invertebrados;

Avaliação:

A avaliação foi processual, com foco na participação e envolvimento dos alunos no decorrer da aula, finalizando com o jogo, em que possível perceber o entendimento dos alunos em relação ao conceito de animal vertebrado e invertebrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário