Objetivos
- Construir
um texto coletivo, a partir de imagens.
- Desenvolver
conhecimentos acerca da língua português.
- Conceituar
texto.
- Valorizar
o trabalho em grupo.
- Interpretar
imagens apresentadas.
Para iniciar a aula usamos uma música para que os alunos se concentrarem. Nossa aula tinha como objetivo a criação do texto coletivo. Assim, realizamos uma roda e começamos a explicar para os alunos sobre o que é um texto. Os alunos sentaram numa roda, onde tiraram de dentro de uma caixa imagens, cada um tirou uma imagem, e começou a falar a sua história. Cada criança tirava uma imagem e a partir daquela imagem dava sequência à história.
Nesta atividade percebemos que todos os alunos
gostaram muito de fazer o texto coletivo, todos participaram. Usaram muito bem
a sua imaginação, criaram um bom texto a partir das imagens. Foram capazes de
continuar a história, mas devido ao tempo encerramos a atividade.
Ao
realizar o texto coletivo mostramos para as crianças que mesmo elas não sabendo
escrever, já eram capazes de fazer um texto, usando a sua criatividade, pois
tinham que usar as imagens que estavam na caixa. Desta forma trabalhamos na
perspectiva do letramento, a partir das ideias de Magda Soares.
Segundo Soares
(2003), alfabetização e letramento são processos distintos, de natureza
essencialmente diferente, porém, são interdependentes e indissociáveis, pois
uma pessoa pode ser alfabetizada e não ser letrada ou ser letrada e não ser
alfabetizada.
Texto
realizado pelos alunos:
JUNTO NA VIAGEM, LEVOU O SEU CACHORRO PINGO QUE FOI NO
COMPARTIMENTO DE ANIMAIS DO AVIÃO. PARA SE DELICIAR A MULHER LEVOU NA BOLSA
UMAS BALAS PARA COMER NO PERCURSO. AO CHEGAR A LAS VEGAS, LOGO AVISTOU SUA
AMIGA QUE ESTAVA LHE ESPERANDO NA
ENTRADA DO AEROPORTO. ELAS LEVARAM AS
MALAS EM CASA E FORAM ASSISTIR A UMA PARTIDA DE FUTEBOL E DEPOIS AO SHOW DOS
“REBELDES”.
2° aula
- Identificar as letras das
palavras;
- Perceber a ausência das
vogais e completar com letras de EVA;
- Compreender que as sílabas
são formadas por duas letras;
- Registrar as palavras por
escrito;
- Trabalhar coletivamente.
Palavras que os alunos precisavam
completar com as vogais:
M_lh_r C_rr_ C_ch_rr_
M_qu_ _g_m
C_b_l_ F_t_b_l
R_b_ld_s V_st_d_
B_l_
Heloisa Regina Schmitt e Silvia Buzana.
Salete Nunes da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário