segunda-feira, 18 de junho de 2012

ALFABETIZAR E LETRAR ATRAVÉS DO LÚDICO

É no brincar que  a criança aprende a se colocar no lugar do outro  e começa a  representar papéis do mundo adulto, sendo fundamental para o seu desenvolvimento físico, verbal e intelectual.
Temos o objetivo  com o trabalho lúdico  apresentar uma  proposta que uni o prazer do brincar com a fonte do conhecimento.
O brincar faz com que a  criança assimile  papéis sociais que ocorrem em seu meio, tornando-a capaz de criar situações em que a criança realiza, constrói e se apropria de conhecimentos através do jogo e da brincadeira. Percebemos que quando a criança brinca, a mesma  consegue transmitir informações sobre sua personalidade, suas  emoções e forma como interage com os colegas, sendo possível também visualizar o seu  desempenho  dentro e fora da sala de aula.
Assim esses momento vivenciados  promovem ao professor  um amplo conhecimento de seus alunos.
É no  jogo que se pode promover um conflito interno, pois há momentos em que os jogos motivam e desafiam os alunos , de forma que faz com que os alunos tentem  encontrar uma solução para seu problema , e neste processo a  criança aprende a lidar com frustrações, constrói e reconstrói sua realidade assimilando novos aprendizados. É na brincadeira que  a criança aprende com toda riqueza do aprender fazendo, sem medo de errar.
Procuramos na  abordar não  apenas os  jogos e as  brincadeiras, mas contribuir  com  músicas, histórias, parlendas, e outros.  É no  jogar e no brincar que o aluno aprende agir e  amplia seu desenvolvimento, de forma que  os jogos e brincadeiras passam a ter significados. 
O professor não pode limitar-se apenas em educar , mas  fornecer caminhos  que tornem seus alunos críticos, reflexivos e cidadãos  no ambiente em que estão inseridos.
Sabemos que todo ser humano necessita do lúdico e pode ser realizado em qualquer idade , pois facilita a aprendizagem , o desenvolvimento pessoal e cultural colabora para uma boa saúde metal.

                                                           Patricia Mendes Zangare
                                                              E. E. B. Victor Hering

Nenhum comentário:

Postar um comentário