1º MOMENTO:
INTERVENÇÃO: HISTÓRIA PARA INTRODUZIR O PROJETO + DÚVIDAS DAS CRIANÇAS
OBJETIVO:
-Perceber a compreensão do conceito puberdade pelas crianças.
-Identificar se as crianças se percebem inclusas (hoje) nesse processo.
- Diagnosticar o nível de dúvidas sobre o assunto.
REALIZADO:
Para introduzir o projeto sexualidade, nós pibidianas e a professora regente da turma realizamos as seguintes atividades:
- Contamos a história: “Da lagarta à borboleta” da editora: Todolivro, cuja história retrata bem a relação de transformação da lagarta (no caso as crianças) para se transformarem em borboletas (puberdade: passagem de criança para adulto). Esta história serviu de introdução para o projeto proposto, fomos questionando as crianças se elas sentem que estão passando pelo mesmo processo da lagarta (se desenvolvendo).
- Após a conversa, sugerimos para as crianças escreverem suas dúvidas sobre: sexualidade/transformação do corpo, numa folha sem o nome (para que não se sentissem retraídas, com vergonha), para que na próxima aula pudéssemos trazer essas dúvidas para trabalhar em sala com eles.
2º MOMENTO:
INTERVENÇÃO: QUEM PERGUNTA QUER SABER
OBJETIVOS:
- Perceber a compreensão do conceito puberdade;
-Identificar se as crianças se percebem inclusas (hoje) nesse processo;
-Diagnosticar o nível de dúvidas sobre o assunto.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Fazer com que as crianças reflitam sobre o processo de transformação que estão passando.
REALIZADO:
Fazer uma roda com as crianças, e dentro de uma caixa (Quem pergunta... quer saber!) irá constava as perguntas que eles se mostraram curiosos em descobrir.
A caixa permaneceu no centro da roda, assim cada criança retirava as perguntas de dentro da caixa e ia lendo- a (as perguntas foram digitalizadas para que as crianças não conseguissem identificar a letra do colega). Após a leitura de cada criança nós pibidianas íamos questionando todo o grande grupo para saber se alguém quer arriscar a resposta da dúvida. Assim nós em conjunto com a professora regente da turma conseguíamos identificar os conhecimentos prévios dos educandos e mediávamos às novas descobertas.
3º MOMENTO:
ATIVIDADE: JOGO DO BINGO
OBJETIVO:
- Desenvolver a concentração;
- Despertar o interesse e compreensão pelo assunto proposto;
OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Construir e internalizar os conceitos levantados inicialmente por eles (através das perguntas).
REALIZADO:
Nós pibidianas produzimos o jogo do bingo, relacionando-o com o projeto “Sexualidade”. Criamos cartelas com figuras correspondentes às perguntas que eram de interesse das crianças(que nas aulas anteriores elas demonstraram). Assim o jogo se desenvolveu através de perguntas que eram sorteadas para contemplar as imagens na cartela.
Exemplo:
Qual é o órgão reprodutor masculino? Resposta: Pênis;
Quando se desenvolve completamente produz leite? Reposta: Seio
Qual é o nome que se dá a face de maior transformação no corpo? Resposta: Puberdade.
· Na cartela das crianças continha as respostas em imagens.
REFLEXÃO:
A atividade realizada com a turma foi muito prazerosa e produtiva. Percebemos como a atividade lúdica ajuda na aprendizagem significativa das crianças. Com uma turma grande de 34 crianças foi possível fazer uma atividade diferenciada, conseguindo garantir a concentração e interesse das crianças pela atividade proposta.
AVALIAÇÃO:
Processual: A partir do interesse e participação dos alunos.
Jéssica Trainotti
Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida
4º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário